A Mediação é uma forma pacífica de abordagem dos conflitos interpessoais. O mediador de conflitos é um profissional independente e imparcial que facilita o diálogo entre as partes envolvidas em controvérsias para que construam, com autonomia e responsabilidade, as soluções que melhor atendam aos interesses e necessidades dos envolvidos.
A Mediação é o método apropriado para lidar com situações em que as pessoas necessitem da retomada e/ou melhoria dos laços de relacionamento no campo familiar, nas relações de trabalho, vizinhança e afins e, nas áreas judicial, empresarial e comercial.
A Resolução 125/10 do Conselho Nacional de Justiça estabeleceu a Política Judiciária Nacional de Tratamento Adequado de Conflitos com o objetivo de fomentar o uso dos métodos autocompositivos na nossa sociedade para a promoção da pacificação social. Somado a isso, o Novo Código de Processo Civil de 2015 destaca a importância da conciliação e da mediação como meios de resolução de conflitos.
Em decorrência da necessidade de capacitar adequadamente os mediadores para uma atuação pautada pela qualidade técnica e uma postura ética preconizadas pela Lei de Mediação, mostra-se relevante a oferta de Cursos de Mediação de Conflitos com conteúdo programático que contemple as principais disciplinas necessárias a formação aprimorada do mediador de conflitos.
Comments