Certificação em Mediação de Conflitos
top of page

Certificação em Mediação de Conflitos

Atualizado: 1 de jul. de 2019

A MultiMeios - Gestão de Conflitos & Capacitação promove o II Curso de Formação de Mediadores Judiciais e Extrajudiciais. A capacitação é destinada aos profissionais liberais, estudantes de graduação, educadores, gestores, líderes comunitários e demais pessoas interessadas em atuar com mediação de conflitos, seja no âmbito privado ou público.




O conteúdo programático do curso segue as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça, com 40 horas de módulo teórico e 60 horas de práticas supervisionadas. As aulas teóricas serão realizadas aos finais de semana. E a taxa de inscrição está com 20% de desconto, para matrículas até 11 de março. Para se inscrever, o interessado deve acessar o link da gofree em https://www.eventosgofree.com/curso-de-formacao-de-mediadores-de-conflitos_922



Campo de atuação



Segundo Andréa Angelini de Oliveira, o campo de atuação do mediador de conflitos é bem amplo e pode gerar novas oportunidades profissionais. Os mediadores de conflitos podem atuar nas câmaras privadas de mediação, prestar consultoria em empresas, escritórios de advocacia e para particulares ou atender em escritório próprio.

Para atuar em processos judiciais, o mediador precisa ter formação em nível superior. Para atuar na mediação extrajudicial, que é aquela realizada fora do Judiciário, não há a exigência de curso superior.




Quanto ganha um mediador



Andrea Angelini também esclarece que a faixa salarial dos mediadores de conflitos é variável. Os valores a serem pagos pelos serviços de mediação judicial são os fixados pelos tribunais, que levam em conta a tabela estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça. Dessa forma, um mediador pode receber de R$ 60,00 a R$ 1.250,00, por hora , de acordo com o valor da causa e o nível de remuneração escolhido pelo profissional. Todos os mediadores devem fazer seu cadastro no CNJ, após a obtenção do certificação de conclusão do curso.

Programação do curso

A primeira etapa do curso é teórica com estudo de fundamentação em mediação básica (extrajudicial) e mediação judicial, além da realização de exercícios simulados de mediação e conciliação. Na segunda etapa do curso, os estudantes realizam o estágio supervisionado, com atuação prática em casos reais.

Na etapa teórica são apresentadas as novas abordagens das situações de conflito e os fundamentos para o desenvolvimento de diversas competências, tais como, a cognitiva para perceber os conflitos; a emocional, para lidar com os sentimentos e necessidades das pessoas; a comunicativa, para usar a comunicação conciliatória e não-violenta e a de condução de negociação, para obter melhores resultados.

No estágio supervisionado, o aluno conduz casos reais, sob ACOMPANHAMENTO DO SUPERVISOR, em que poderá demonstrar seu conhecimento das fases da mediação e do uso apropriado das técnicas aprendidas no módulo teórico. O aluno experimentará os papéis de observador, comediador e mediador, devendo atuar em equipe formada por 3 pessoas, ou, no mínimo, em dupla.


Coordenação do Curso e docentes


Corpo docente Curso de Formação de Mediadores


- Professora Coordenadora do curso: Cleide Rocha de Andrade - Mestre em Psicologia, Mediadora judicial, instrutora dos cursos de Conciliação e Mediação habilitada pelo Conselho Nacional de Justiça, supervisora de conciliadores e mediadores, professora em cursos de graduação e pós-graduação. - Professora Andréa Angelini de Oliveira - Engenheira civil, Enfermeira com licenciatura no Ensino de Enfermagem, Bacharel em Direito, Pós-graduada em Auditoria de Sistemas, Mediadora certificada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais. - Professora Silvana Fortes Silveira - Mestre em Direito Privado, Advogada, Mediadora certificada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Professora de cursos de graduação de Direito - Professora Vilma Lúcia Boa Morte - Assistente Social, Mediadora judicial, instrutora dos cursos de Conciliação e Mediação habilitada pelo Conselho Nacional de Justiça.

Conteúdo Programático:

Etapa Teórica (40 Horas)

- Panorama histórico dos métodos consensuais de solução de conflitos - Deontologia do mediador - Noções de psicologia e tratamento das pessoas nos aspectos ético e humanos - Legislação Brasileira - Resolução 125 - Novo Código de Processo Civil - Cultura da paz e métodos de solução de conflitos - Política judiciária nacional de tratamento adequado dos conflitos - Teoria da Comunicação - Teoria dos jogos - Moderna teoria do conflito - Negociação - Estudo da conciliação e suas etapas - Mediação de conflitos: princípios e etapas - Exercícios práticos de mediações - Áreas de utilização da conciliação e mediação - Interdisciplinaridade da mediação - O papel do conciliador/mediador e sua relação com os envolvidos na conciliação e na mediação - Código de ética de conciliadores e mediadores/deontologia - Simulações de atendimentos de casos de mediação

Etapa Prática Supervisionada (60 Horas)

Nesse módulo, o aluno aplicará o aprendizado teórico em casos reais, acompanhado por um membro da equipe docente (supervisor), desempenhando, necessariamente, três funções: 1. observador, b) coconciliador ou comediador, e c) conciliador ou mediador. 2. Ao final de cada sessão, o aluno deverá apresentar ao supervisor um relatório do trabalho realizado, no qual fará constar suas impressões e comentários relativos à utilização das técnicas aprendidas e aplicadas segundo as especificidades do caso. 3. Caberá ao supervisor dar um feedback ao aluno sobre sua atuação, assim como, orientá-lo quanto ao uso apropriado das ferramentas técnicas. Essa etapa é imprescindível para a obtenção do certificado de conclusão do curso. 4. O Módulo II será realizado nos campos de prática da MultiMeios. Os alunos serão designados pelo Supervisor para realizar a Mediação, de acordo com o grau de desenvolvimento deles no estágio.

Aulas aos finais de semana, a partir de 15 de março, de 8:30 às 18:00. O centro de treinamento da Multimeios funciona na Angel Hub Coworking, com localização à Avenida Bernardo Monteiro, 971 - Funcionários, em Belo Horizonte/MG.

📷Faça sua matricula e obtenha sua certificação com a MultiMeios


Mais informações pelos telefones (31) 30245547 ou pelo celular (31) 991318061 . Consulte também o site da MultiMeios em www.multimeiosgc.com ou suas redes sociais em https://www.facebook.com/multimeiosmediacao e https://www.instagram.com/multimeiosmediacaobh/

224 visualizações0 comentário
bottom of page